NA SEXTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2011, ÓLEO FOI VAZADO NA BAÍA DA ILHA GRANDE, ENTRE ANGRA DOS REIS E PARATY, NO LITORAL SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
A empresa Modec, proprietária do navio-plataforma FPSO Cidade de São Paulo, recebeu neste sábado (dia 17 de dezembro de 2011) multa de R$ 10 milhões do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) pelo vazamento de 10 mil litros de óleo diesel nas proximidades da Ilha Grande, na Baía de Ilha Grande, no litoral sul fluminense, ocorrido na sexta-feira.
Para o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, este vazamento demonstra a importância da aprovação, em breve, da Área de Proteção Ambiental Marinha da Ilha Grande, com a adoção de regras mais rígidas de controle e de fiscalização de atividades petrolíferas na região da Baía da Ilha Grande
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, informou mais cedo, que o vazamento provocado pela Modec, que faz trabalho de manutenção na Bacia de Campos, já estava controlado. O óleo foi liberado no mar, na região entre a Ilha Grande e Paraty, no Sul Fluminense.
Equipes de emergência do Inea sobrevoaram, na manhã de sábado, o local do acidente e constataram que o diesel está diluído e não tem mais condições de ser recolhido, e por isso será realizada a dispersão mecânica.
O Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Inea recebeu a informação sobre o acidente, provocado por falha humana, na sexta-feira. O navio estava se dirigindo ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para manutenção. A Superintendência Regional da Baía de Ilha Grande e o Ibama foram acionados, mas as condições climáticas impediram o início do trabalho previsto no plano de contingência.
FONTE: ANGRANEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário