Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

COMO É A FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM ANGRA DOS REIS

A FESTA DO DIVINO É UMA FESTA RELIGIOSA E FOLCLÓRICA QUE TEM INSPIRAÇÃO BÍBLICA E CARÁTER EVANGELIZADOR E PROMOTOR DA FRATERNIDADE ENTRE OS HOMENS. É REALIZADA EM DATA MÓVEL, NA ÉPOCA DE PENTECOSTES (50 DIAS APÓS A PÁSCOA).
DE INSPIRAÇÃO PORTUGUESA, A FESTA NASCEU EM ALENQUER, NO SÉCULO XIV, CHEGANDO A ANGRA DOS REIS, NO SÉCULO XVII. DURANTE O APOGEU DO CICLO DO OURO, NO SÉCULO XVIII, A FESTA RECEBEU NOVOS ELEMENTOS ENRIQUECENDO E OFICIALIZANDO A REALEZA DO IMPERADOR DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, REPRESENTADO POR UM MENINO ESCOLHIDO ENTRE AS FAMÍLIAS DA REGIÃO. HOJE, O MENINO IMPERADOR É ESCOLHIDO, ATRAVÉS DE SORTEIO, ENTRE OS MENINOS DA CATEQUESE.
SÃO DEZ DIAS DE FESTA COM MNIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS E MUITA DEVOÇÃO RELIGIOSA. O MENINO IMPERADOR CHEGA DE BARCO AO CAIS DE SANTA LUZIA E DESFILA PELAS RUAS ACOMPANHADO PELAS AUTORIDADES, GRUPOS DE DANÇAS E PELO POVO.
A PARTE PROFANA INCLUI AS ANTIGAS DANÇAS DOS COQUINHOS, LANCEIROS, JARDINEIRAS, VELHOS E MARUJOS.
ENCERRANDO A PARTE RELIGIOSA DOS FESTEJOS REALIZA-SE NO DOMINGO DE PENTECOSTES A SOLENE PROCISSÃO, COM A PRESENÇA DO MENINO IMPERADOR E SEU SÉQUITO, OS COMPONENTES DAS DANÇAS, AS FOLIAS DO DIVINO, AS IMAGENS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO E DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, IRMANDADES, COMUNIDADES DA PARÓQUIA, BANDA DE MÚSICA E POVO EM GERAL. A FESTA É ENCERRADA COM A QUEIMA DO QUADRO GLÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário