Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Ex-prefeita divulga carta a população.





CARTA DIVULGADA NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2016 NA PÁGINA DA PREFEITURA DE ANGRA NO FACEBOOK.

Carta aberta à população
Meus amigos e minhas amigas,
Chegamos ao fim de nosso período de gestão. Nesta última mensagem como prefeita, quero antes de tudo, agradecer a Deus, em primeiro lugar, e, em seguida, aos cidadãos e cidadãs de Angra dos Reis.
Há quatro anos saímos de uma disputa eleitoral duríssima para fazer mudanças que a cidade precisava. Não conseguimos essas mudanças por completo, e sou humilde para reconhecer e até pedir desculpas por não termos conseguido fazer tudo o que gostaríamos. Houve muitas dificuldades pelo caminho, situações que jamais algum prefeito teve de enfrentar como nós e o nosso governo.
A conjuntura econômica e política foi muito adversa e agravou-se nos últimos dois anos, com grande impacto sobre a administração. Em momento algum nos curvamos. Soubemos resistir e temos, sim, resultados a apresentar. As mais importantes realizações serão um legado desta gestão.
Conquistamos a faculdade de medicina e abrimos o Hospital Geral da Japuíba, em duas decisões de coragem e ao mesmo tempo de otimismo com o futuro. Também demos sequência às obras de saneamento da região central e começamos o Minha Casa, Minha Vida, que é o maior programa habitacional da história. Avançamos com a titularidade de imóveis em localidades como o condomínio Morada do Bracuhy e Areal, construímos as pontes do Areal e da Banqueta e fizemos a ampliação da barragem da Banqueta, aumentando a oferta de água para toda a região central e Japuíba, entre outras realizações pequenas ou grandes, mas essenciais.
É certo que teríamos feito muito mais, não fosse a situação econômica sem precedentes que enfrentamos. As receitas nunca alcançaram as metas projetadas e houve queda em vários indicadores ligados ao petróleo e à atividade econômica do estado do Rio. São perdas que, obviamente, não dependem da competência do município. Angra dos Reis não é uma cidade isolada do restante do país.
Para tornar ainda mais grave nossa situação, vimos a paralisação das obras da usina Angra 3 e a redução dos empregos na indústria naval, novamente por razões que não dizem respeito à gestão da prefeitura. Foram realmente tempos excepcionais.
Também demos passos em direção a uma gestão mais enxuta, reduzindo funções de livre nomeação, reduzindo despesas em contratos e horas extraordinárias. Mas não há decisões sem perda e houve impactos no funcionamento de alguns serviços, apesar de nossa meta ter sido sempre a de garantir os serviços essenciais à população.
As questões de natureza financeira tornaram impossível manter a regularidade nos pagamentos da prefeitura e, em especial, ao funcionalismo, pessoalmente a minha maior frustração. Nenhum gestor quer deliberadamente passar por esta situação. Não há demérito na ação judicial que permitiu êxito no pagamento dos salários. Longe de ser o que gostaríamos, foi a medida possível para o momento e uma vitória coletiva, ainda que com um impacto para o futuro.
Com sinceridade e coração aberto, torço para que esta adversidade econômica não seja vivida pelos próximos governantes.
Nosso governo foi honesto, transparente e democrático. Encerramos este período com uma transição também aberta e integral. Apesar dos meus dissabores, tenho a cabeça erguida e a consciência de que jamais fugimos ao compromisso fundamental que assumimos com a população de Angra, até o último dia de governo.
Novamente agradeço à população de Angra, por ter me permitido cumprir meu dever, e a todos que trabalharam comigo de algum modo, aos vereadores e a todos, indistintamente, meu muito obrigada pela confiança e pelo aprendizado nesta convivência.
Que venha 2017 e com ele otimismo, confiança e autoestima para nós angrenses. Que mantenhamos a disposição para o trabalho e que Deus nos abençoe sempre.
Maria da Conceição Caldas Rabha
Prefeita de Angra dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário