Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Será que podemos visitar todo o patrimônio de Angra?

Ontem, pela terceira vez este ano, estive tentando visitar o Convento São Bernardino de Sena, no Morro do Santo Antônio. 

Na semana da Festa de São Benedito, estive tentando visitar o patrimônio pela primeira vez este ano. Estava fechado. Segundo informações de um funcionário da Matos Teixeira, o local estava fechado por conta da Festa de São Benedito. Daí, fui embora.

Durante a Festa do Divino, estive lá, novamente, e mais uma vez, o Convento estava fechado. Dessa vez, não tinha ninguém para eu ter informações.

Ontem, estive lá pela terceira vez. Ontem também, estive visitando outras exposições nas Casas culturais da cidade (Casa da Cultura e Casa Larangeiras) e antes de subir para o Convento, perguntei a recepcionista da Casa Larangeiras se o Convento estava aberto, ela me informou que sim e aí subi o morro para a exposição. Chegando ao Convento, uma senhora de cabelo vermelho e óculos me informou que o local estava fechado. Eu questionei, dizendo que, antes de subir, eu havia perguntado a recepcionista da Casa Larangeiras se o Convento estava aberto e ela me informou que sim. Diante desse meu questionamento, essa senhora abriu o portão e disse que eu só podia visitar a exposição, pois as ruínas estavam interditadas.

No site da Prefeitura consta que o horário de atendimento do Convento São Bernardino de Sena é de terça a sexta de 9h ás 12h e de 14h ás 17h e aos sábados e domingos, de 10h ás 13h. (Veja na parte tracejada de vermelho na foto)



Ficam algumas perguntas: Não seria atrativo aos turistas e moradores que durante os feriados e as festividades (festas religiosas, culturais, etc) que todas as casas culturais de Angra estivessem abertas para o atendimento ao público? Por que o Convento São Bernardino estava fechada em horário, que consta como de funcionamento? Burocracia? Por que, quando cheguei lá, ontem, não queriam me deixar entrar em pleno horário de expediente? Má vontade? Não sei.

Como é difícil conhecer, falar de cultura, manter tradições no nosso município! 

Vale lembrar que o artigo 215 da Constituição Federal nos garante o direito ás fontes culturais nacional e diz que deve haver incentivo a valorização e a difusão das manifestações culturais.

Se algum representante da Prefeitura quiser enviar uma nota respondendo este meu questionamento, fiquem a vontade. O e-mail é: thiagodemorais_ar@yahoo.com.br ou pelo Whats app TMN: (24) 99850-3022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário