Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Prefeitura entrega certificado do curso de Leitura e Escrita em Braille.


No dia 06 de dezembro de 2019, aconteceu no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, o 5º Encontro das Frentes de Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu durante todo o dia, na qual houveram palestras, discussões de eixos temáticos e a formatura dos alunos que concluíram o curso de Leitura e Escrita em Braille.
O curso de Leitura e Escrita em Braille é um curso pioneiro na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro e é ministrado pelo Professor Jorge Nunes, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O curso teve duração de 80 horas dividido em quatro etapas. 
Conduziu a formatura a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Fez a fala a representante da Secretaria de Educação de Angra, seguido da entrega dos certificados aos cerca de 20 estudantes. Depois, foi dada a fala para o orador das turmas. 
Eu, Thiago de Morais, fui o orador da turma e fiz o seguinte discurso:

Boa tarde a todos.
Na 3º semana de julho de 2019 começou o curso de Leitura e Escrita em Braille com o professor Jorge Nunes na Escola de Gestão da Prefeitura de Angra dos Reis. Curso esse pioneiro na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, que tem o objetivo divulgar o Braille na região, e que foi aberto para o público em geral.
Cada estudante no seu ritmo. Conseguimos concluir as 80 horas do curso, dividido em quatro etapas e que nos ajudou muito a adquirir novos conhecimentos. Participaram do curso blogueiro/youtuber, professores e professoras, pessoas de outras profissões, mãe que tem filho com baixa visão ou simplesmente para conhecer o Braille. Pessoas que vieram de bairros pertos, de bairros distantes e, até, de outro município.
Conhecemos um pouco uns aos outros e a experiência que cada um trouxe.
Além da temática do curso, conversamos sobre outros assuntos como a abordagem de um(a) deficiente visual, os tipos de bengalas existentes, etc.
Tudo isso para que todos sejam inclusos na sociedade em que vivemos e que possamos divulgar cada vez mais o Braille para que mais e mais pessoas possam conhecer, pois o importante é persistir, como disse o professor Jorge em várias aulas.
Conhecer, se informar, nunca é demais e acredito que todos saíram desse curso com algo a mais na sua bagagem do saber.
Encerro a minha fala, agradecendo o professor Jorge Nunes pela paciência em que teve ao longo desses seis meses, sempre atencioso com os alunos.
Muito obrigado e uma boa tarde a todos. 

Assista o vídeo:


Encerrando o evento, houve uma confraternização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário