Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2016

Série: História de Angra (Parte 03)


Cunhambebe, nome de um líder indígena, era cacique, também nome de uma ilha que fica em frente ao bairro do Frade. 

"Levou muitos anos para que se estabelecesse algum povoado, porque os índios eram o povo tupinambá. Uns índios guerreiros, realmente índios de grande perspicácia e que consideravam realmente os portugueses como invasores de suas terras. Então a resistência era muito grande", explicou Ana Maris de Figueiredo, historiadora.

Com o avanço do homem branco, as aldeias diminuíram. Muitos índios buscaram espaço em outras terras. Hoje, os poucos que estão na região mantém na alimentação e na música a cultura dos antepassados.

"Nossa cultura, nossa língua, religião. Antes de chegar o branco já existia. Até agora estamos mantendo a língua indígena e a cultura indígena", cacique João, líder indígena.

Dos confrontos entre brancos e índios, a história não diz quantos morreram, mas as marcas deixadas pelos colonizadores estão por toda parte. 

Em 1552, Hans Staden, aventureiro alemão, visitou a aldeia indígena Tupinambá, onde hoje é a comunidade do Ariró.
Em nosso município existe uma aldeia indígena que se localiza no bairro Bracuí. A mesma foi regularizada somente em 1993.
A Ilha Grande, chamada pelos índios de Opauau-Guaçu, era habitada apenas por silvícolas, não havendo moradores brancos.
 
Padre Anchieta, o famoso catequista dos índios brasileiros, também registrou a presença dos Tamoios na Ilha. Segundo Anchieta, eles viviam em aldeias com cerca de seis ocas, totalizando aproximadamente 150 habitantes. Eram valentes guerreiros, ótimos flecheiros, caçadores, pescadores de linha e mergulho e viviam de modo distinto dos outros indígenas do continente, além de terem a sua linguagem também diferente. Com o tempo foram sendo escravizados pelos portugueses que ocuparam as aldeias existentes em: Mangaratiba, Ilha da Gipóia (em frente à Angra dos Reis) e Paraty.
Lembrando que Angra dos Reis ia desde a divisa do Estado de São Paulo até o Rio Itaguaí (hoje pertencente a Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro). Com o passar dos anos, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí se tornaram emancipados (independentes) de Angra.
Ao longo do século XVI, houve diversos combates na região. Nesses combates, os portugueses, aliados aos tupiniquins, enfrentaram os franceses, aliados aos Tamoios. Em 1559, a coroa portuguesa resolveu nomear Dom Vicente da Fonseca para administrá-la, o que só ocorreu, de fato, com o fim da guerra com os Tamoios, em 1567.

CRÉDITOS

pesquisa
THIAGO DE MORAIS

fonte
SITE angra-dos-reis.com
TV RIO SUL (Matéria: Histórias pra contar de novo) 
WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário