Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

INVESTIMENTOS NA CULTURA EM ANGRA DOS REIS

TEATRO MUNICIPAL SERÁ REABERTO.

Já está tudo certo para a reforma do Teatro Municipal Câmara Torres.
As obras começaram em janeiro e em maio nosso teatro vai reabrir suas portas oferecendo mais conforto para os espectadores, com a reforma geral dos sistemas de refrigeração, elétrico e hidráulico e ainda uma pintura geral. Mais de 305 mil reais de recursos próprios da Prefeitura aplicados em cultura.
E pra comemorar a festa da reabertura do Teatro Municipal, a Cultuar já tem até programação: um grande Festival de Teatro, para celebrar no palco, essa reconquista cultural de todos os moradores de Angra.
Quem ama cuida. Essa é a frase que resume o trabalho de um governo e de uma população em prol de sua cidade. A identidade de uma cidade está presente não só nas atrações turísticas e na valorização do que é novo, é preciso preservar o patrimônio histórico e os costumes de um povo. Tudo isso faz parte da memória de uma comunidade e como dizem muitos estudiosos, uma cidade sem memória não possui uma identidade.

PROJETO CINE OLHARES

A Cultuar está trabalhando para democratizar o acesso à chamada sétima arte. O Projeto Cine Olhares exibe filmes em espaços institucionais ou em entidades, para os que não tem oportunidade de acesso à cultura.
O primeiro local a ganhar uma versão do projeto cinema foi o Centro de Atenção à população de Rua, a Casa Abrigo do Bracuí. Pessoas simples, que momentaneamente, estão passando por dificuldades sociais.
Para dar mais mobilidade ao projeto, a Cultuar está comprando um gerador e um telão de cinema. A ideia é exibir filmes para comunidades carentes e prover debates após as sessões, com os historiadores e motivadores culturais.

CULTURA INTINERANTE - INDO AONDE O POVO ESTÁ.

Inclusão Cultural - Proporcionar a várias comunidades carentes da cidade o primeiro contato com as manifestações artísticas de novos artistas e assim, formar novas plateias. Trazendo sempre apresentações de artistas angrenses.
Sob a lona do projeto Cultura itinerante já se apresentaram bandes de música, palhaços, espetáculos teatrais e capoeiristas, além de exposições e oficinas de arte. Por onde passa a caravana é deixado um rastro de alegria.
As primeiras edições do projeto aconteceram no Parque Mambucaba - no final de setembro, na Monsuaba - em novembro e na Japuíba - em dezembro de 2010.
Em 2011, a primeira comunidade a ser contemplada com a caravana da alegria do projeto itinerante foi a do Frade.
A cultura itinerante é um projeto que foi concebido e captado pela Cultuar e que está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Cultura.

CASA DE CULTURA DE ANGRA GANHA REFORMA NO SEU ANIVERSÁRIO.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis ganhou um presente no seu aniversário de 25 anos: uma reforma que vai transformar suas instalações.
As obras terão início em janeiro e devem durar 3 meses. Em parcerias com os Governos Estadual e Federal, serão investidos 167 mil reais para adaptar o segundo andar em um teatro de bolso - espaço ideal para artistas iniciantes, que vai receber tratamento adequado de som e luz.
E esse novo espaço cultural já vai nascer múltiplo. Vai receber um pequeno cinema e mobiliário para palestras e workshops.

CASA DE CULTURA DO ABRAÃO

Falta pouco para a capital da Ilha Grande receber de volta a sua casa de Cultura, ou melhor, Casa das Culturas.
Além da restauração - que está quase pronta, o local vai se transformar em um espaço multi-eventos, ganhando um teatro e um cinema.
Um investimento de 315 mil reais para levar cultura e lazer aos moradores e turistas de uma das sete maravilhas do Estado do Rio de Janeiro. No início do ano que vem, a obra será finalizada com a compra de equipamentos cênicos e do mobiliário.
A nova Casa de Cultura da Vila do Abraão será inaugurada em março de 2011, atendendo uma antiga reivindicação daquela comunidade.


PESQUISA: Patrícia Gonçalves Lamy

FONTE: REVISTA DA PREFEITURA - PRESTAÇÃO DE CONTAS 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário