Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FESTA DE SÃO BENEDITO EM ANGRA DOS REIS

Festa de São Benedito em Angra dos Reis
Grande dia será na segunda-feira após a Páscoa, com alvorada, missa campal e procissão pelas ruas da cidade A tradição secular em Angra dos Reis dita que as ruas da cidade e a igreja de Santa Luzia, todas as segundas-feiras após o Domingo de Páscoa, deve estar em festa e ser ocupada pelos fieis devotos de São Benedito, o segundo Padroeiro da cidade. Era nesse dia que os antigos escravizados iam para a rua venerar o seu santo predileto, realizando um grande festejo popular, que nunca deixou de ser realizado.
A grande festa acontece na segunda-feira após a Páscoa, dia 25, com alvorada com grupos folclóricos, saindo às 6h, do Convento São Bernardino; missa campal, às 10h, no Cais de Santa Luzia; almoço comunitário no Ceav, logo após a missa, por volta das 12h; e procissão solene, às 17h, saindo da Igreja da ordem Terceira do Carmo.
Logo após as celebrações religiosas, os fieis se dirigem para a grande quermesse que movimenta a cidade, antecedendo e finalizando os festejos.
Em Angra, as celebrações em honra ao santo foram iniciadas com o levantamento do mastro, em uma procissão que saiu da Igreja Santa Luzia, na tarde domingo, 17, em direção ao Convento do Carmo, onde os mastros de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito foram erguidos.
População, devotos com velas nas mãos, banda de música, anjinhos, representantes da Irmandade de São Benedito, o festeiro do mastro José Augusto (Bijú), o rei da festa Edmilson Santana Dias e a rainha Olga Juvenal da Silva, e autoridades como Marcos Fernando (Marcos Batata), diretor -executivo da Fundação Cultuar, representando o presidente Paulo Mattos, marcaram presença e acompanharam o cortejo animado pela banda de Música Jardim Sarmento.

FONTE: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
www.angra.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário