Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

SUCESSO NO CARNAVAL DE ANGRA EM 2011 / MUDANÇA NA LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

O carnaval de 2011 em Angra dos Reis foi um verdadeiro sucesso. Milhares de pessoas, dentre turistas e moradores, movimentaram o centro e mais 14 bairros da cidade. A prefeitura, por meio da Fundação de Turismo (TurisAngra) e da Fundação de Cultura (Cultuar), investiu nos tradicionais blocos e bailes de carnaval, além de matinês, apresentações no Cais de Santa Luzia e shows na Praia do Anil.
Para garantir que todas as comunidades - inclusive as mais longes do centro de Angra - também pudessem usufruir de um carnaval de qualidade, a Fundação Cultural não mediu esforços para contratar bandas e DJs, montando palcos em 14 comunidades periféricas, incluindo as praias de Araçatiba, Abraão e Provetá (Ilha Grande). O movimento foi grande em bairros como Japuíba, Vila Histórica, Parque Mambucaba, Jacuecanga e diversos outros, que receberam milhares de pessoas nos bailes. O presidente da Cultuar, Paulo Mattos, percorreu alguns bairros para conferir se as estruturas montadas e bandas enviadas estavam atendendo aos anseios da população.
- Nossas equipes trabalharam em 14 bairros para dar o brilhantismo necessário ao Carnaval de Angra. Estou feliz com os resultados. A alegria estava presente em todos os eventos que ficaram lotados apesar da chuva - destacou o presidente.
Além dos bailes, os bairros também contaram com diversos desfiles de blocos organizados em parceria pela comunidade, com a Associação de Blocos (Abcar) e a TurisAngra. Foram 22 agremiações desfilando no centro da cidade e 11 nos bairros, totalizando a participação de 33 blocos na agenda de desfile oficial da Abcar (Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis).
- No meu entender o balanço foi muito positivo, e diria que as expectativas geradas por nós da Abcar foram além do esperado. Acho que o que pode melhorar é a iluminação do Circuito Único, além de também vir a privilegiar com reforço na iluminação as concentrações dos blocos, principalmente nos pontos de saída das agremiações ligadas às comunidades do Centro e de alguns bairros. Fora isso, porém, foi realmente um sucesso o carnaval e a parceria com a prefeitura por meio da Cultuar e TurisAngra deu muito certo - disse o jornalista Beto Carmona, presidente da Abcar.
População satisfeita
A alegria dos tradicionais blocos carnavalescos e os bailes à moda antiga que foram realizados no Cais Santa Luzia agradaram a muitos.
- É muito raro ver um carnaval feito como antigamente, sem falar nos tumultos, brigas e bagunça. Há muito tempo não via uma festa tão bonita e tranquila como essa de 2011. Esse carnaval simplesmente surpreendeu a todos, pois foi muito bom mesmo - ressaltou a moradora do Morro da Carioca, Anita Cláudia de Alves.
O presidente da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, Zé Antônio (PCdoB), destaca que a cidade merecia uma festa bonita como essa.
- A Cultuar conseguiu atingir todos os objetivos esperados. Além de dar oportunidade aos músicos da nossa cidade, conseguiu espalhar as atrações por todo o município. Assim, todo mundo brincou, as pessoas ficaram felizes, e sem tumulto ou confusão - disse Zé Antônio.
No Cais Santa Luzia a folia foi comandado pela Banda Guerra, conhecida tradicionalmente por fazer bailes famosos em Angra e nos municípios próximos. A banda comandada pela guitarra do Maestro Guerra se esmerou nos acordes e fez todos os foliões que por lá passaram, dançar até de madrugada.
- Sempre ia para o carnaval da Praia do Anil, mas sentia que não era minha praia. Gosto mesmo é de bailes como esses que aconteceram, tanto que fiquei todos os dias no Cais com minha família - disse o turista Miguelito Santos, que veio da cidade paulista de Santos.
Nas praias da Ilha Grande, Abraão e Araçatiba, a Fundação de Cultura também enviou palco e bandas para animar o carnaval.
- Fazia muito tempo mesmo que não tínhamos uma festa como essa, alegre, animada e ao mesmo tempo tranquila. Dessa vez Angra está de parabéns mesmo, tanto os governantes quanto a população, que se comportou muito bem. Queria que todos os anos fossem assim - afirmou a moradora da Vila do Abraão, Jaqueline Mathias.
Carnaval mais barato e com lucros
As atrações do carnaval apresentadas na Praia do Anil, no Centro, tiveram recorde de público. Segundo estimativas da prefeitura municipal, mais de 60 mil pessoas prestigiaram os shows. Apesar de o governo municipal ter aumentado as atrações musicais e o número de bairros programados para receber bandas e DJs, a Cultuar conseguiu reduzir em 15% os custos dos quatro dias de folia.
De acordo com Paulo, a economia ocorreu devido a uma licitação bem concorrida, com a participação de quatro empresas, sendo que três delas foram contratadas. A licitação para a festa nos bairros contemplou palcos, sonorização, DJs, coordenadores e iluminação.
- Nossa intenção era fazer o melhor carnaval nos bairros dos últimos anos, gastando bem menos e distribuindo os serviços para três empresas, e conseguimos. Muitas das comunidades não recebiam bandas e faziam o carnaval com som mecânico, mas dessa vez caprichamos porque Angra merecia - frisou o presidente da Cultuar.
Por outro lado, as atrações da grande folia trouxeram um movimento intenso para a economia da cidade. Comerciantes do Centro montaram até um esquema especial para atender a todos durante o carnaval.
- É um período em que a cidade recebe muitos veranistas, então não tínhamos como fechar as portas totalmente. Mesmo com a chuva, o movimento foi bem além do esperado, principalmente no setor que trabalha diretamente com esse período, como as lojas de fantasias - disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Valter Nei Ornelas.
O proprietário de um restaurante no centro de Angra, Aurélio Bastos, ressalta que o movimento nos quatro dias de folia foi muito além do esperado, pois seu estabelecimento teve uma procura 70% maior do que o ano passado.
- Como sabíamos da previsão de chuva constante achei que não ia dar movimento nenhum. O restaurante, porém, ficou lotado todos os dias, mesmo no feriado de terça-feira. Este foi, sem dúvida, o Carnaval em que eu mais lucrei desde que estou aqui - afirmou o comerciante.

Postado por Patrícia Prado Correa
Fonte: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/


Mudança na lei do Conselho Municipal de Cultura

A partir de agora, o presidente do Conselho de Cultura será escolhido pelos conselheiros eleitos.
Dois dias depois de realizar um dos melhores Carnavais da cidade, e com apenas dois meses de gestão, o presidente da Fundação Cultural de Angra, Paulo Mattos, tem um grande motivo para comemorar junto com o movimento cultural da cidade, do qual ele também faz parte: a partir deste ano, quem passa a escolher o presidente do Conselho Municipal de Cultura são os conselheiros eleitos. O cargo deixará de ser ocupado pelo presidente da Cultuar. Esta mudança era um dos anseios mais antigos do movimento cultural e um dos primeiros compromissos assumidos por Paulo Mattos na primeira reunião realizada com representantes das setoriais do conselho, em janeiro, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis. O presidente da Cultuar levou o assunto até o prefeito Tuca Jordão, que prontamente enviou a mensagem 008/201 à Câmara Municipal solicitando autorização para alterar artigos da lei de criação do Conselho Municipal de Cultura possibilitando que a escolha do presidente do conselho passe a ser feita pelos conselheiros eleitos e para que o conselho seja somente deliberativo. A mensagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em regime de urgência especial solicitado pelo presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Jorge Eduardo, que foi um entusiasta da ideia desde o início e a apresentou na Câmara. A mensagem foi considerada pelos vereadores presentes como um dos maiores feitos democráticos e inteligentes da atual gestão municipal.
O próximo passo agora é transformar a mensagem em lei para que ela comece a vigorar. A iniciativa recebeu muitos elogios, inclusive da bancada de oposição. Todos vereadores presentes fizeram questão de ressaltar a importância do ato para o fortalecimento do setor cultural em todo o município, além de considerá-lo como um dos principais feitos democráticos do governo municipal e que deve ser seguido por outros presidentes de conselhos municipais.
"Com a decisão de deixar a presidência do Conselho ele mostra sua dignidade como cidadão e coloca a cultura numa situação privilegiada. Espero que os outros conselhos o sigam e consigam esta façanha”, declarou o vereador Cordeiro, vice da Comissão de Cultura da Câmara.
O sentimento de todos os vereadores da bancada de apoio foi expresso pelas palavras do presidente da Câmara, José Antônio, que declarou: “ saio da sessão com a alma lavada e com orgulho pelo prefeito ter acertado na escolha da presidência da Cultuar. Temos um presidente que dá sugestão ao prefeito e mostra que elas são viáveis. E com ele concordaram os vereadores, ressaltando em diversas falas que a ideia de mudança da lei não é só dele e sim de todo o movimento cultural.
Paulo Mattos acompanhado do diretor-executivo Marcos Fernando, acompanhou a votação no plenário. Segundo ele, a votação para o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura deverá ser realizada logo após a publicação da lei.

Pesquisa: Patrícia Prado Corrêa
Fonte: site da prefeitura www.angra.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário