Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Homenagem 111 anos Mortos do Encouraçado Aquidabã.

No dia 27 de janeiro de 2017 houve, no Monumento Aquidabã, na Ponta Leste, uma homenagem aos 112 mortos da Marinha do Brasil há 111 anos, no ano de 1906, no dia 21 de janeiro. A homenagem é feita, anualmente, pelo Colégio Naval. 
Estiveram presentes o vice-prefeito, Manoel Parente, o comandante Baral, historiadores, vereadores Titi Brasil e Kamu, entre outros.

UM POUCO DE HISTÓRIA...
 
Fonte: Wikipedia.
 
No dia 21 de janeiro de 1906, quando fundeado na baía de Jacuecanga, em Angra dos Reis, junto com o Cruzador Barroso e o Cruzador Tamandaré, quando faltavam poucos minutos para as 11 horas da noite, por razões até hoje desconhecidas, o Aquidabã sofreu uma violenta explosão em um paiol contendo cordite, partindo-se ao meio e vindo a afundar. Pereceram no desastre 212 homens da sua tripulação, inclusive parte da comitiva ministerial que procedia a estudos sobre o novo porto militar, o seu comandante e grande parte da oficialidade do vaso de guerra. Salvaram-se apenas noventa e oito pessoas.
A pouca distância, a bordo do Cruzador Barroso, o então Ministro da Marinha, Júlio César de Noronha, assistiu à explosão do encouraçado, encontrando-se entre as vítimas, o seu próprio filho, o Guarda-Marinha Mário de Noronha e um sobrinho, o Capitão-Tenente Henrique de Noronha, além do Contra-Almirante Rodrigo José da Rocha e do Contra-Almirante João Cândido Brazil, Patrono do Corpo de Engenheiros Navais da Marinha Brasileira.
A notícia da catástrofe espalhou-se imediatamente, tornando-se manchete dos principais periódicos de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário