Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2019

"Oficinas" do Plano de Manejo do Parque da Cidade foi realizada (Parte 02)

O Parque da Cidade tem o objetivo de: preservar o bioma Mata Atlântica, proteger os mananciais de água, proteger as encostas em função de riscos geológicos e geotécnicos, proteger o bem estar e a qualidade das populações humanas em seu entorno, promover práticas de turismo ecológico, promover programas de educação ambiental, promover atividades recreativas e interpretação ambiental através de trilhas sinalizadas.
Como é feito o Plano de manejo?
O sistema nacional de unidades de conservação (SNUC) define plano de manejo como: “documento técnico mediante o qual, com fundamentos nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.”
O Plano de manejo define, por exemplo, quais são os locais onde serão implantadas as trilhas ecológicas, os locais adequados para pesquisa, áreas onde serão desenvolvidas ações de educação ambiental e de turismo, bem como os locais aonde o acesso humano será restrito para proteção da natureza.
 Módulos para elaboração do plano de manejo:
1)      Sistematização das informações sobre o parque: localização, histórico do parque, relação com o entorno, legislações e elaboração de mapas.
2)      Análise do Parque e entorno: informações de áreas temáticas (meio físico, biótico e socioeconômico) para produzir uma análise conjunta desses temas e um diagnóstico socioambiental no parque.
3)      Zoneamento e Gestão: aborda o planejamento estratégico para a gestão do parque.
4)      Infraestrutura física: conjunto de unidades, vias construídas, equipamentos e sinalização.
5)      Documentação e avaliação: elaboração de ferramentas de acompanhamento, registro e controle das atividades de materialização do plano de manejo.
6)      Apresentação do plano de manejo: apresentação para a CTTA, Conselho Consultivo e demais públicos interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário