Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2016

Palestra de Cidadania da UEC. Leia como foi.

Texto e Fotos: Thiago de Morais (TMN).

Na noite de ontem no Colégio Oswaldo Afonso foi realizada mais uma palestra de cidadania pelo Professor Josué Lotério através do grupo UEC (Um Exército Consciente).
Na verdade foi mais um balanço de tudo o que ocorreu nas Eleições Municipais de 2016 em Angra. 



O palestrante fez os cumprimentos iniciais e abriu a fala aos presentes.

Comecei usando a palavra. Fiz um balanço político da campanha eleitoral, a cultura do eleitor, o Raio-X do eleitorado de Angra, passando pelo dia da votação, a apuração e o pós-eleição. A maioria dos eleitores de hoje vão para o lado onde conseguem seus próprios interesses. Contei um caso de uma menina que desconhece o papel do vereador e do prefeito. Em seguida, passei alguns dados como número de habitantes (191.504) e do eleitorado de Angra (129.454), número de zonas eleitorais (duas zonas: 116º e 147º), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano (0,7) em comparação com o Brasil, que é de 0,718. Falei sobre o dia da eleição, o desespero de alguns candidatos, boca de urna. Coloquei também sobre a apuração dos votos, os eleitos, quantos que foram eleitos por partido político e algumas das promessas do prefeito eleito, o dia após a eleição e o balanço das eleições no bairro onde moro, o Bonfim. Abordei também sobre o seguinte aspecto: O povo clamava por mudança e foi isso que ocorreu nas urnas. Uma palavra que ao meu ver definiu essa eleição foi traição, onde eleitores se prontificaram em ajudar, trabalhar com afinco para candidato x, mas participavam de reuniões de outros candidatos.  Usei uma frase colocada nas redes sociais pelo presidente do UEC, Luis Cláudio, para encerrar a minha fala: "Nas eleições é que se vê como as pessoas mentem, elas não querem o justo, pois o justo não paga o preço que elas acham valer. A decepção com alguns humanos é dolorosa."

Em seguida quem fez o uso da palavra foi o vice-presidente do UEC, Marcoeires, que comentou sobre a minha fala. 

Outras pessoas falaram. Veja algumas colocações:
 - Houve partidos que não ajudaram seus candidatos;
 - Muitos dos que se elegeram a vereador caíram de paraquedas e não tem noção de política. Na verdade, nem sabiam que iam ganhar, pois se candidataram por se candidatar;
 - Precisamos de estratégias para mudar a cultura do eleitor;
 - Descentralizar as palestras de cidadania. 

Josué agradeceu em particular, a cada um dos presentes, mencionando a ajuda que cada um teve nesse período. Também fez um panorama dos comentários feitos e se posicionou a respeito. 
Como de costume, foi feito uma Oração para encerrar a palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário