Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2016

Você sabe o que é MENINGITE? Saiba aqui.

Nos últimos dias muito se tem falado da meningite, pois a suspeita da morte de um menino de 6 anos daqui de Angra, que faleceu no hospital de Paraty, é de meningite. 
Alguns médicos estão alertando os pacientes quanto aos sintomas.
Angra, até o momento, não está em surto da doença.
Você confere agora um pouco sobre essa doença.
Essa matéria foi retirada do site minhavida.com.br/saude e também do site do Dr. Drauzo Varella.

O QUE É MENINGITE?

Meningite é uma inflamação da meninge, que são membranas que envolvem o cérebro. Pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos. 
A mais comum é a causada por vírus, que pode acontecer quando se ingere alimentos ou água contaminados ou quando se pega objetos contaminados.
A meningite causada por bactéria é a mais grave, pois entra na corrente sanguínea até chegar ao cérebro.

Veja as bactérias causadoras da meningite:

Streptococcus pneumoniae (pneumococo)


Essa é a mais comum entre todas as bactérias que transmitem meningite. Ela também pode causar infecções no ouvido e até pneumonia. Existe uma vacina disponível para reduzir a ocorrência da infecção por essa bactéria. 

Neisseria meningitidis


Outra bactéria bastante comum, essa se espalha pela corrente sanguínea após uma infecção no trato respiratório e é extremamente contagiosa. Afeta principalmente adolescentes e jovens adultos. 

Haemophilus influenzae


Esta bactéria costumava ser a principal causa de meningite em crianças. Hoje, no entanto, sua ocorrência foi controlada e reduzida por meio de vacinas. No Brasil, a vacina contra a meningite causada por essa bactéria faz parte da cartilha obrigatória de vacinação na infância. Quando não prevenida, tanto crianças quanto adultos podem apresentar a doença, que se desenvolve a partir de uma infecção no trato respiratório. 

Listeria monocytogenes


A maioria das pessoas expostas a essa bactéria não manifestam sintomas, mas mulheres grávidas, pessoas com imunidade comprometida, recém-nascidos e idosos são mais suscetíveis à esse tipo de meningite. 

FATORES DE RISCO:
  • Idade: meningite viral costuma afetar crianças de até cinco anos, mas a forma bacteriana da doença geralmente atinge adultos na casa dos 20. Na verdade, o grupo de risco, quando é classificado pela idade, varia de acordo com a causa da doença. Meningite causada pela bactéria Listeria monocytogenes costuma vitimizar muitos idosos também;
  • Viver em grandes centros urbanos e frequentar ambientes fechados e cheios de pessoas também podem aumentar os riscos de contrair meningite. Se uma pessoa vive em alguma base militar, orfanato ou albergue, as chances de ela apresentar a doença são maiores também;
  • Gravidez: mulheres grávidas têm maiores chances de contrair listeriose e também a meningite bacteriana causada por Listeria monocytogenes;
  • Sistema imunológico comprometido: pessoas com baixa imunidade correm maiores riscos de apresentar meningite também, a exemplo de portadores de Aids ou diabetes e usuários de drogas injetáveis.
SINTOMAS:

Os primeiros sintomas são confundidos com os sintomas de gripe e resfriado.
Sintomas mais comuns: febre repentina, dor de cabeça, pescoço rígido, vômito, convulsões, dificuldade de concentração, sonolência, falta de apetite, rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.

DIAGNÓSTICOS:

 - NA CONSULTA MÉDICA...

Dependendo da causa, meningite pode levar a complicações mais grave e pode, inclusive, levar o paciente à morte. Por isso, é muito importante que, ao primeiro sinal da doença, você procure um especialista para que ele possa fazer o diagnóstico. Se confirmada a doença, o tratamento deve começar imediatamente.
Na consulta, descreva todos os seus sintomas e tire todas as suas dúvidas. Esteja preparado, também, para responder às perguntas do médico. Veja alguns exemplos:
  • Quando os sintomas começaram?
  • Você teve contato com alguém que estivesse com meningite?
  • Você tomou todas as vacinas indicadas?
  • Você faz uso de medicamentos imunossupressor?

  - EXAMES PARA DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de meningite pode ser feito pelo especialista tendo como base o histórico do paciente, um exame físico e alguns exames específicos, como:
  • Cultura de sangue, em que uma amostra de sangue do paciente é enviada para laboratório, onde é realizada uma cultura de microrganismos, em especial de bactérias;
  • Exames de imagem, como raio-X e tomografias, procurarão por sinais de infecção pelo corpo.
TRATAMENTO:
O tratamento depende do tipo de meningite. Só um médico poderá dizer qual o tratamento adequado. Para a meningite viral, muitas vezes, o tratamento é dispensável, pois desaparece sozinha. Geralmente, pede-se para fazer repouso, beber muita água e medicamentos para aliviar dores.

O tratamento para a meningite causada por bactérias tem que ser iniciada, assim que for diagnosticada, sem perda de tempo, pois pode deixar sequelas, como surdez, dificuldade de aprendizagem e comprometimento no cérebro. 

Para as meningites causadas por fungos, o tratamento é feito por antibióticos e de forma quimioterápica por via oral ou pela veia. 

PREVENÇÃO:
 - Ter higiene, como lavar bem as mãos;
 - Não compartilhe objetos de uso pessoal;
 - Ao tossir ou espirrar, cubra a boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário