Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

CULTUAR E UFF FAZEM INVENTÁRIO DE BENS HISTÓRICOS

Fundação Cultural de Angra e UFF fazem inventário de bens históricos

Proteção: Inventário busca revelar estado de bens tombados em Angra, como as casas da Vila Histórica de Mambucaba - Angra dos Reis

Com o objetivo de conhecer melhor as condições de conservação dos imóveis tombados de Angra dos Reis no campo do patrimônio material, além das reformas necessárias, a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) está realizando desde o início do ano um inventário dos bens históricos edificados no município. De acordo com Martha Myrrha, historiadora e produtora cultural da Cultuar, desde o início do trabalho 13 imóveis já foram levantados e analisados pela equipe responsável pelo inventário. Para realizar este trabalho, a Cultuar firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense(UFF). Quem também está apoiando a fundação é a Fundação de Turismo (TurisAngra), responsável pelo transporte e alimentação dos participantes.
- A nossa atuação através desse acordo vem obtendo um bom resultado, e com essas informações iremos melhorar cada vez mais a conservação e a história desses imóveis. Temos um grupo de 24 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo fazendo o inventário dos bens históricos edificados de Angra dos Reis, que tem tudo para ser concluído com sucesso - avaliou. Segundo a produtora da Cultuar, a primeira etapa do levantamento - realizado em agosto - analisou as ruínas do Convento de São Bernardino, duas casas do século XIX localizadas no Centro da cidade (entre elas a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis)e a Capela da Ribeira, nos arredores do município. Durante a segunda etapa - que ainda não terminou - estão sendo analisadas a Igreja de Santa'Ana, na Ilha Grande, e as oito residências restantes na Vila Histórica de Mambucaba.
- O maior objetivo deste inventário é viabilizar, através do levantamento, o mapeamento de danos desses imóveis e, através dessas informações, poderemos verificar a necessidade de cada um dos bens, descobrir o que foi modificado e fazer as reformas ou restaurações necessárias. Ao final do ano, o trabalho da equipe será apresentado para as comunidades e instituições envolvidas, a fim de dar prosseguimento aos trabalhos de inventário em 2011 - explicou Myrrha.
Benefícios para todos
Para o professor José Pessoa, da UFF, o trabalho está sendo válido para os alunos, que adquirem uma experiência interessante para a atividade de extensão dentro do curso, além da boa relação da universidade com a sociedade, envolvendo a prefeitura de Angra e a população. Segundo ele, os alunos têm a oportunidade de se deparar com casos concretos, além de poder o resultado do trabalho para a população local (o inventário dos bens). Com isso, Angra dos Reis passa a contar com um banco de dados de todos os imóveis tombados de valor arquitetônico e cultural do município.
O professor de arquitetura lembrou que boa parte dos imóveis precisa de recuperação e, com exceção da Igreja de Sant'Ana, construída no século 18 e que está em um estado razoável de conservação, muito dos imóveis se encontram com os telhados em estado de conservação precário, podendo atingir o resto do imóvel. Através do banco de dados, a prefeitura terá condições de pleitear recursos para a restauração desses bens, servindo também como instrumento para a prefeitura planejar ações de preservação e conservação do patrimônio.
Pessoa acredita que a atual etapa do trabalho deverá ser concluída até o final de dezembro, mas o levantamento total dos cerca de 50 imóveis tombados de Angra poderá vai se estender até o primeiro semestre de 2012, dependendo do número de alunos inscritos a cada semestre e do interesse da prefeitura de Angra em continuar o trabalho.
Patrimônio imaterial
Com relação ao patrimônio imaterial, o Cultuar está desenvolvendo um projeto audiovisual "Memória", que visa a produção de um documentário acerca das manifestações populares da cidade, registrando, resgatando e divulgando as tradições orais da região. De acordo com Martha Myrrha, o projeto foi elaborado através de um trabalho audiovisual com diversas personagens culturais da cidade de Angra, fazendo parte da atuação da Fundação Cultural de Angra dos Reis no campo do patrimônio imaterial do município.
- Este projeto tem como principais objetivos dar visibilidade aos modos de se fazer e pensar cultura, dinamizar e estimular o setor de audiovisual, incentivando a produção etnográfica dessa atividade e ampliar o acesso à cultura de modo a contribuir com a construção da ideia de cidadania de um povo diverso e rico de significados - explica.
Como resultado desse trabalho, foi produzido o curta-metragem "Folias de Manoel Ramos - Homenagem a um Mestre", homenageando um dos grandes mestres da cultura angrense, "Seu" Manoel Ramos, morto recentemente.




Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,30901.html#ixzz1GIvC14Rl

PESQUISA: PATRÍCIA DE OLIVEIRA GONÇALVES LAMY

Nenhum comentário:

Postar um comentário