Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

UM POUCO DA CULTURA DE ANGRA DOS REIS

CULTURA EM ANGRA DOS REIS

Como a maioria das cidades coloniais brasileiras, Angra dos Reis foi fortemente influenciada pela Igreja Católica. Numa região relativamente pequena é possível encontrar inúmeros e imponentes conventos, igrejas, monumentos e ermidas, inclusive nas Ilhas, o que dá um charme muito especial. É o caso da Ermida do Senhor do Bonfim, da Igreja de Santana e da Igrejinha da Piedade.
O centro de Angra teve as ruas projetadas em curvas, seguindo o sentido dos ventos que alí sopravam. Além das igrejas pouco sobrou das casas coloniais. Mesmo assim um passeio a pé pelo centro da cidade pode proporcionar boas surpresas.

Convento de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1593 e fica na Praça General Osório, bem na entrada da cidade. Em 1954 foi tombada pelo SPHAN. O convento ainda está em funcionamento.
Conta uma antiga lenda que existia uma passagem subterrânea que ligava o Carmo ao outro imponente convento da cidade, o Convento São Bernardino de Sena.


Convento de São Bernardino de Sena
O Convento de São Bernardino de Sena e a Capela da Ordem Terceira começaram a ser construídos em 1758. Em 1859 foi abandonado, voltando como casa de órfãos e liceu primário apenas em 1937, quando foi requisitado pelo governo. 9 anos depois, voltava a funcionar como convento sendo hoje, depois de varias reformas, uma parte da Secretaria de Cultura de Angra dos Reis. Promove-se eventualmente atividades culturais como shows, exposições, palestras, etc. Foi tombado em 1954 pelo SPHAN.


Igreja de Santa Luzia
A Igreja de Santa Luzia foi inaugurada em 1632, tendo sido a primeira igreja Matriz de nossa cidade. Hoje em dia está um pouco perdida no meio do movimento da rua do Comércio além de estar "recortada" por fios vindos de todas as partes. Mas ainda assim mantém seu charme e beleza.

Praia e Vila Histórica de Mambucaba
Com alguns casebres preservados e uma bela igreja, a vila de Mambucaba também possui uma imensa praia. O clima quase sempre é de festa, com música ambiente ininterrupta, diversos bares e gente disposta a muita diversão.

Mercado do Peixe

O Mercado Municipal, também chamado de Mercado de Peixes, foi construído pela Prefeitura em 1914 pelo engenheiro militar Rosalvo Mariano da Silva. Localizava-se à beira mar, o que facilitava o acesso do pescado a ser vendido. Com o aterro, que atualmente o separa do mar, teve sua ocupação e utilização reduzidas e hoje é usado apenas por pescadores de pequeno porte. Antes da sua construção o local já era usado para o comércio de pescado. Era chamado "Banca do pescado" onde se expunham em tabuleiros os peixes à venda.


Chafariz da Carioca
O Chafariz da Carioca, mais conhecido como Bica da Carioca, é uma fonte centenária da "Rua da Carioca". A fonte já existia, num aspecto mais primitivo, antes de ser erguido pela Câmara Municipal em 1842. A água era trazida em canos de taquara de uma chácara próxima. Vendia-se a domicílio em barris transportados por uma carroça puxada por um burro conhecido pelo nome "Malacorre", contam os historiadores da cidade. O lugar é cercado de um mistério fascinante, pois algumas lendas tornaram a Bica da Carioca um atrativo turístico. Alguns visitam com a intenção de beber um pouco da água que, segundo os contadores de história, a pessoa que experimentar, nunca mais deixará cidade.
Hoje em dia não é aconselhável tomar da água da bica devido às inúmeras edificações que a rodeiam.



Casa da Cultura

Construída em 1824, até 1985 era de propriedade particular mas já utilizada para atividades culturais. Em 1985 foi comprada pela Prefeitura de Angra dos Reis para ficar definitivamente a serviço da cultura do município. No térreo mantém exposições toda semana. Também no térreo se encontra o Ateneu Angrense de Letras e Artes, entidade que procura desenvolver, apoiar e promover a cultura na região.
Fica na esquina da rua do Comércio com a rua Raul Pompéia, bem em frente ao Banco do Brasil.

PESQUISA: PATRÍCIA GONÇALVES LAMY

Nenhum comentário:

Postar um comentário