Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

NOVOS CONSELHEIROS DE CULTURA

Confira quais são os novos conselheiros de Cultura, eleitos na conferência:
O prédio histórico da Casa Larangeiras abrigou centenas de artistas de todas as manifestações culturais de Angra, que se reuniram durante dois dias ensolarados do fim de semana, 29 e 30, das 9 às 18h, para escolher na VII Conferência Municipal de Cultura, os novos conselheiros municipais (biênio 2011 e 2012) e discutir os rumos da cultura para o ano de 2011.

O evento contou com uma palestra, proferida pela atriz bonequeira e produtora cultural da ONG Comcultura, Cleise Campos, rica em informações sobre como os artistas e a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) têm que se aparelhar para trazer verbas das esferas federal e estadual para implementar a cultura na cidade.

A VII conferência foi marcada por discussões calorosas e apaixonadas, e importantes decisões votadas e aprovadas pela assembleia, como a decisão do presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Paulo Mattos, de que a presidência do Conselho Municipal de Cultura deixe de ser ocupada pelo presidente da Cultuar (como vinha acontecendo há anos), e passe a ser exercida por um representante escolhido em votação pelo conselho municipal.

Participaram da mesa de abertura da conferência, junto com Paulo Mattos, o chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Alexandre; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio; o presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Jorge Eduardo; o vereador Antônio Cordeiro; e o diretor cultural da Cultuar, Fabrício Lopes.

Carlos Alexandre, representando o prefeito Tuca Jordão, falou que acredita que Paulo Mattos “fará um belo trabalho na área cultural no município e que o governo municipal tem a responsabilidade de dar toda a atenção possível ao setor porque ele é tão importante quanto a saúde, a educação, obras e demais outros”.

Já o presidente da Câmara Municipal, José Antônio, garantiu para os artistas que lutará na Câmara Municipal para que o recurso anual da cultura passe a 2% do bolo orçamentário municipal.

Outras importantes propostas sugeridas pelo presidente da Cultuar e aprovada pelos conselheiros foi o prazo até o dia 15 de março para que o conselho escolha três nomes para os conselhos fiscal e curador da Cultuar para que a fundação passe a funcionar efetivamente; e que o conselho municipal deixe de ser consultivo e passe a ser apenas deliberativo. Ambas propostas eram reivindicadas há algum tempo pelos conselheiros.

“Meu objetivo maior é fazer com as coisas aconteçam conforme prevê a lei. Por isso, é indispensável que a fundação tenha seus conselhos fiscal e curador funcionando efetivamente. Só assim poderemos buscar recursos nos governos federal e estadual. Já tenho uma ida a Brasília prevista para abril, quando levarei diversos projetos em busca de verba. Mas ressalto que é preciso estar com tudo regularizado”, ressaltou Paulo Mattos.

Paulo Mattos também anunciou o plano de metas da Cultuar para este ano, destacando se o projeto de carnaval no Centro e em 14 comunidades; o projeto de cinema em telão itinerante, que já está quase pronto; o investimento maior em todas as festas tradicionais da cidade e se esforçar para aprovar o projeto de construção de uma nova sede para a Cultuar.

Em todas as propostas apresentadas e votadas durante a conferência foram visíveis os anseios dos artistas tais como, a busca de mais recursos para o setor no orçamento municipal e através de convênios e parcerias; investimentos na formação de jovens e crianças através de polos culturais; a descentralização da cultura, valorizando a periferia da cidade com seus movimentos e levando atrações diversas para os bairros; manutenção de projetos que estão dando certo como o Noites Angrenses e o Manhã de Domingo na Casa e investimento na preservação da história de Angra com seus patrimônios materiais,como os prédios históricos e imateriais, com seu folclore e lendas, dentre diversos outros anseios.

Artistas presentes como Bruno Marques (Cia da Lua), Júlio César (folia de Reis Luz Divina ), e Délcio Bernardo (Jongo do Bracuí), consideraram que a conferência foi positiva e que todos, reunidos no movimento cultural e governo, devem se esforçar para que as propostas não fiquem no papel e aconteçam de verdade.

As manifestações culturais ficaram por conta da bateria mirim do Bloco Caravelas (Morro do Peres) com o menino de 10 anos, Dieguinho, comandando a bateria; o tradicional grupo de folia de Reis do Codrato; e o show voz e violão de Herculano.

Os conselheiros eleitos, que terão a função de fomentar o setor junto com Cultuar, são os seguintes: setor música, Karla Coelho (titular) e Marcos Vinícius (suplente); foto, cine e vídeo , Andrei Lara (titular) e Paulo Renê Larangeira (suplente); afro-brasileira, Adriano da Guia (titular) e Felipe Gustavo(suplente); literatura, Sílvia Alice de Carvalho( titular) e José Carlos de Almeida (suplente); folclore, Ênio de Souza Valverde (titular) e Daniele Câmara (suplente); estudantil , Alexandre Moraes (titular) e Sabrina Moraes (suplente); dança , Hugo Leonardo (titular) e Wallace Rodrigues (suplente); artesanato, Rita de Cássia (titular) e Benita Maria de Oliveira (suplente); artes plásticas , Mailin Aracelli (titular) e Sérgio Amaral (suplente).

FONTE: Site da CULTUAR www.fundacaocultuar.com.br

PESQUISA: RICHARD MARX RODRIGUES DO NASCIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário