Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

IGREJA SÃO JOSÉ OPERÁRIO - VILLAGE - JACUECANGA

IGREJA SÃO JOSÉ OPERÁRIO – VILLAGE – JACUECANGA

A Igreja São José Operário se localiza na comunidade do Village, no bairro Jacuecanga, em Angra dos Reis. É uma igreja construída em homenagem a São José, o Santo Trabalhador. O dia do Santo é comemorado no dia 01º de maio, Dia do Trabalhador.
O padroeiro não foi escolhido por acaso, a comunidade nasceu após a construção do conjunto residencial destinado aos funcionários do antigo estaleiro Verolme. A festa em homenagem ao santo tem celebrações religiosas, missa solene e procissão, além das tradicionais barracas e bailes shows.
O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, através do Papa Pio IX, São José passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador". Foi num dia 1º de maio, só que de 1886, que operários de uma fábrica em Chicago nos Estados Unidos se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos iniciando um movimento que tomou conta do país e deixou um saldo de mais de uma dezena de mortos e cinquenta pessoas gravemente feridas. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia como sendo o Dia do Trabalhador.
São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira segundo os preceitos da religião católica, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade. Ao proclamar São José protetor dos trabalhadores a Igreja Católica demonstrou estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, que aceitou ser o pai adotivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família.

FONTE: www.angra.rj.gov.br

POSTADO POR: Thiago de Morais Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário